terça-feira, 14 de maio de 2013

Estratégia de marketing para reconhecimento da marca “O Boticário”









         As empresas do século 21 visam manter seus negócios produtivos e inovadores construindo suas vantagens competitivas através de aplicação das cadeias de valores de forma estrategicamente importantes de uma maneira mais barata, ou melhor, do que a concorrência. (Porter, 2001). Essas empresas buscam cada vez mais ser diferenciadas em seus atendimentos e vantagens. A imposição de um produto ou serviço num mercado depende de como a empresa o insere, pois está sendo avaliada hoje pelos consumidores a qualidade, o preço, e o custo-benefício. Então, os gestores devem estar atentos às demandas e tendências de mercado.            Desenvolvendo estratégias e se antecipando aos futuros movimentos dos concorrentes.
         Mundialmente a indústria de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) cresceu 9,84%, movimentando USD 425,8 bilhões contra USD 387,7 bilhões em 2010. Juntos os dez principais países do setor foram responsáveis por 64,1% do faturamento total, ou USD 272,98 bilhões. O Brasil tem maior taxa de crescimento percentual entre os tops 10 mercados mundiais de HPPC, pois é um país que mantém terceiro lugar no ranking global, crescendo 18,9% em 2011 – dados Euromonitor / preços ao consumidor. Os dados divulgados pelo Instituto Euromonitor mostram que o setor brasileiro de HPPC faturou em 2011 mais de 43 bilhões de dólares – preços ao consumidor. Brasil aparece em terceiro lugar no ranking, com 10,1%, de market share global, contra 11,1% do Japão e 14,8% dos Estados Unidos.
          A marca O Boticário viu sua expansão, a partir de uma loja inaugurada no aeroporto da cidade, assim varias pessoas passaram a ter acesso a marca, seu diferencial era a embalagem representando uma ótima opção de presente. Com o sucesso da marca, foi decidido franquear a marca e promover um avanço nas vendas e multiplicando o reconhecimento dos produtos. Por ser uma empresa que vem se destacando tanto nacionalmente como internacionalmente, este trabalho pretende desenvolver estudos sobre O Boticário, por se tratar de uma empresa brasileira que há 30 anos tem uma notável trajetória de expansão da sua marca. Este trabalho estudará como as estratégias de marketing utilizadas pela empresa, fizeram com que a marca fosse reconhecida no mercado nacional e internacional.

Objetivo geral
Analisar as estratégias de marketing que foram utilizadas pela empresa para ser reconhecida como uma grande marca na área de cosméticos.

Objetivo específico

  • Identificar as estratégias de marketing adotadas pela empresa O Boticário no século 21; 
  • Descrever como foram utilizadas essas estratégias de marketing; 
  • Verificar os fatores importantes para identificação da marca na visão do cliente









Referencial teórico






         Baseadas no conceito de marketing, as empresas buscam a rentabilidade do seu negócio lançando estratégias diferenciadas que possibilitem a maximização do lucro, novas oportunidades de mercado e fidelização da marca.
          Segundo Chiavenatto(2002) é do ambiente que as empresas obtêm os recursos e informações necessários para subsistência e funcionamento, e é no ambiente que colocam os resultados de suas operações. Nenhuma empresa se situa no vácuo; ela interage com o ambiente e seu resultado depende das influências sofridas por este.
           O mercado está em constante processo de mudança de forma que “a estratégia vitoriosa do ano anterior pode ser hoje o caminho mais certo para o fracasso” (Kotler, 2006). dessa forma as organizações precisam cada vez mais ter uma visão contingencial, ou seja, entender que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa e que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas para o alcance eficaz dos objetivos.
            Diante desse constante processo de mudança as empresas precisam se manter atualizadas quanto às exigências do mercado a fim de se manterem competitivas. Para isso devem conhecer o tipo de mercado em que atuam.

TIpos de mercados:

- Oligopólio

- Monopólio

- Cartel

- Concorrência monopolística

          Segundo ALMEIDA(2007) o oligopólio é caracterizado pelo domínio de várias empresas dentro do segmento de mercado diferenciando-se do cartel que além desse fator as empresas praticam o mesmo preço a fim de se manterem no domínio do mercado. Já no monopólio, uma única empresa detém o poder de mercado, exercendo importante influencia sobre ele. Diferente do monopólio, na concorrência monopolística existe um número relativo de concorrentes, preço do serviço ou produto bem definidos devido à quantidade de substitutos no mercado e consumidores que expressam sua preferencia por determinada empresa devido aos diferenciais de cada uma.

          Segundo Kotler(2006) marketing é o conjunto de técnicas utilizadas para a comercialização e a distribuição de um produto entre os diferentes consumidores, com a finalidade de satisfazer seus desejos, exigências e poder aquisitivo.




Metodologia


- Pesquisa bibliografica

- Estudo de caso

- Entrevista





 A empresa e o mercado


           O Boticário nasceu em março de 1977 como uma farmácia de manipulação, fundada por Miguel Krigsner que resolveu se juntar a uma colega de faculdade e dois médicos dermatologistas e deram inicio a esse projeto, cujo nome era “Botica”. E com essa passagem da pequena farmácia de manipulação para indústria, contou com um fator decisivo e incomum na época: abertura de uma loja no aeroporto de São José dos Pinhais, no Paraná (sul do Brasil), em 1979. Essa loja tornou-se uma importante vitrine da marca e hoje já conta com mais de 3200 estabelecimentos em todo o Brasil, expandindo-se pelo exterior.           Durante seus 32 anos evoluíram-se por diferentes cenários e estratégias inovadoras, obtendo resultados que a colocam hoje entre as maiores do setor de perfumaria e cosmética. A estrutura da loja proporciona uma agradável experiência de compra aos consumidores oferecendo modernidade e inovação de produtos e serviços. Atuando no mercado de concorrência monopolística, O Boticário busca por meio de seus produtos, de suas lojas e de suas relações com os consumidores, colaboradores, sociedade, mercado e meio ambiente expressar seus ideais de beleza. A empresa disponibiliza de mais de 600 produtos no seu portfólio entre perfumes, cremes, loções e maquiagem. Oferecendo ao cliente não apenas produtos, mas soluções completas de beleza.

Segue alguns dados no gráfico mostrando o faturamento das lojas O Boticário:




































Estratégias de marketing

  
          Ao estudar a empresa O Boticário, identificamos algumas das cinco principais características que tornam a empresa líder no mercado nacional de perfumaria e cosméticos. E conseguimos analisar que esse tipo de negocio tem que manter o seu alto nível de comprometimento em se destacar e não deixar a concorrência avançar:

              - Inovação na comunicação visual



              - Compras on-line




              - Franquias



              - Revistas de revenda " O Boticario porta a porta"



              - Cursos de auto-maquiagem






Fatores relevantes na identificação da Marca

     

           A marca O Boticário é das empresas mais solidas do mercado nacional. Ela tem seus fatores que ocasionaram a expansão da marca e dentre elas estão as varias opções de fragrâncias. A deo-colônia Acqua Fresca umas das primeiras a serem lançadas foi um dos grandes fatores que impulsionou a marca para o mercado. A fragrância é extremamente agradável, e está no mercado até hoje como um grande campeão de vendas. Ela foi um marco da perfumaria nacional, tornando-se imediatamente um sucesso de vendas. Um dos pontos forte também da marca são as embalagens que dão um ar irreverente, coloridas, diferentes e bem originais. Isso faz com que se tornem uma ótima opção para presentear. Não podemos esquecer que um fator importantíssimo da marca são as franquias. Isso aconteceu depois do lançamento da primeira loja no ano de 1981. Os empresários se vislumbraram com a oportunidade de expandir a marca. E a ideia não foi nem um pouco pretenciosa, por que ela hoje é uma das empresas com maior rede de franquias do Brasil, com lojas espalhadas pelo mundo. Chegou a conquistar prêmios pela ABF, Associação Brasileira de Franchising. Idealizada pelo Diretor-presidente Miguel Krigsner, fatores como manter um canal direto e permanente de comunicação, trouxe aos clientes a oportunidade de ter total acesso a tirar suas duvidas, fazer observações e reclamações pela central de relacionamento com o cliente.



Conclusão

           Identificar as estratégias de marketing do O Boticario nos fez pesquisar sobre o passado da empresa e descobrir como ela se destacou e trouxe para o mercado, produtos que despertariam a curiosidade dos clientes. Trata-se de uma ferramenta que todas as empresas e suas áreas, deveriam utilizar para criar e aperfeiçoar suas técnicas.
            O marketing da empresa O Boticário é completamente favorável. Com ele a empresa tem facilidades para entrar no mercado, mesmo sabendo que todos os produtos lançados tem seu potencial para conquistar os seus consumidores. Acreditamos que formulas secreta, podem fazer a diferença na inovação de fragrâncias, embalagens e demais produtos. Analisando as estratégias de marketing que foram utilizadas pela empresa para ser reconhecida como uma grande marca na área de cosméticos podemos citar: A comunicação visual, Compras on-line, Cursos de auto-maquiagem, franquias e por fim a Revistas de revenda ‘ O boticário porta a porta’ que vem se destacando no mercado. Estas estratégias trouxeram um diferencial competitivo e tornaram a marca valorizada, reconhecida pelos clientes e referencial em seu seguimento.
       Analisando o mercado competitivo no qual está situado, concluímos que a empresa O Boticário adota um posicionamento concorrencial, lançadas estratégias diferenciadas, buscando novas oportunidades e a fidelização da marca. A empresa O Boticário visa ainda expandir seus negócios buscando a satisfação do consumidor e de seus colaboradores com base na analise ambiental permanente tornando-a conhecedora do mercado em que atua.











          



Um comentário:

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